Catálogo Raisonné

Um catálogo raisonné é o inventário mais completo possível das obras de um artista. Nele, como neste caso, podemos ter acesso às pinturas, desenhos, afrescos, monotipias, gravuras, reproduções e experimentos deixados pelo  artista, juntamente com dados de suas dimensões, ano de feitura e localização. 

No catálogo raisonné podemos também encontrar uma apresentação geral do artista, sua biografia, formação e trajetória, acompanhado de sua bibliografia (livros e publicações sobre ele) e fortuna crítica (como ele é percebido pela crítica e
pelo grande público).

Edme-François Gersaint (1694-1750) foi o primeiro a constituir um catálogo raisonné da obra
de um artista, publicado em 1751, dedicado a gravuras: “
Catalogue raisonné de toutes les pièces qui forment l’œuvre de
Rembrandt”
.

O termo, de origem francesa, é conservado em outras línguas e utilizado no mundo inteiro pelos conservadores de museus, historiadores de arte, colecionadores, marchand e profissionais do comércio artístico.

O termo “raisonné” significa que o seu realizador apresenta o corpo de um artista segundo uma ordem escolhida. No caso, a cronológica, abrindo espaço para uma futura catalogação temática, por exemplo, ou mesmo cromática.

Frei Confaloni é o primeiro artista de Centro-Oeste do Brasil a ter seu catálogo raisonné, iniciado em 2013.

 

Sobre o Raisonné Confaloni 

Ainda em processo, estamos reunindo as pegadas de genialidade legadas por frei Confaloni, por meio de suas obras de diferentes técnicas e épocas de produção. 

Bem como, registramos as pesquisas, levantamentos e análises já publicadas sobre ele, e a repercussão documentada em reportagens nos diferentes meios de comunicação. 

Trata-se do primeiro raisonné de um artista do Centro-Oeste do Brasil (ainda em aberto, lembramos) e um verdadeiro banquete confaloniano que é posto sobre a mesa contínua do mundo virtual, servido aos amantes da arte, aos aprendizes e curiosos, e aos historiadores, pesquisadores e estudiosos que encontrarão aqui as bases para erigir futuros novos pontos de observação -e degustação, fortalecendo a presença do artista e retroalimentando seu raisonné.

 

Dos créditos

Todas as informações aqui expostas são livres para uso, desde que citadas a fonte. Quanto às imagens, elas têm seus respectivos direitos autorais, a serem desembaraçados junto a seus autores conforme interesses de uso e propósitos. 

Aliado ao fato de que um raisonné, por mais aplicado que seja, jamais poderá se considerar fechado (pois novas obras, novos conteúdos e novas informações vão surgindo com o passar do tempo) o mesmo dizemos deste site, que estará em permanente construção. 

Agradecemos o envio de novas imagens e textos, bem como, suas observações, sugestões e possíveis correções. 

 

Contato: 
pxsilveira@me.com  –  WhatsApp: (62) 999740091